.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>
_

_ domingo, junho 04, 2006 _


Honoré de Balzac

estava na praia a ler o Público de sexta-feira e encontrei este anúncio muito engraçado na secção de classificados.
João | 20:39 |

8 Comments:

At 4/6/06 21:53, Anonymous Kinoape said...

genial a maneira como esta expressão se generalizou no brasil, a partir do livro do Balzac, e conseguiu passar para a secção íntima do jornal onde consegue fazer poupar muitas palavras para bom entendedor...
temo o dia em que na mesma secção um insuspeita menina se descreva como Dumasiana (filho)... ainda haverá alguém suficientemente romântico para ligar?

De onde vem a expressão balzaquiana?
O termo balzaquiana é aplicado às mulheres que estão na faixa dos 30 anos. Porém, nem todos sabem que a expressão foi cunhada após a publicação de um livro do francês Honoré de Balzac. Em As Mulheres de 30 Anos, o escritor realiza uma análise do destino das jovens na primeira metade do século XIX, em particular dentro do casamento. E faz uma apologia às mulheres de mais idade, que, amadurecidas, podem viver o amor com maior plenitude. É o acontece à heroína da narrativa, Júlia. Ela se casa com um oficial do exército, mas depois descobre que a relação está longe de ser o que imaginava. Vê-se, então, presa a um matrimônio infeliz. Quando se torna uma trintona, porém, a moça consegue encontrar o amor nos braços de Carlos Vandenesse.
http://www.guiadoscuriosos.com.br/index.php?cat_id=53783#14

 
At 4/6/06 22:05, Anonymous Guarda Abílio said...

E no entanto, "discrição". Parabéns*

 
At 4/6/06 22:06, Anonymous Guarda Abílio said...

Oh, de "discreto". Erro meu, desculpas à senhora.

 
At 4/6/06 22:51, Blogger João M said...

senhor guarda, tb cometi o mesmo erro. começava tão bem com referências literárias e depois estragava tudo com um erro não era? afinal não.
obrigado. *

 
At 4/6/06 22:59, Blogger dapster said...

Isso lembra-me a Romântico mas não trôpego do José Cid: "Adoro balzaquianas/que vão ao domingo à missa/cheias de naftalina e pó-de-arroz..."

 
At 8/6/06 17:26, Blogger INDIGENTE ANDRAJOSO said...

lindo...

 
At 14/6/06 05:38, Blogger veado_ said...

O que me chamou a atenção foi a expressão '100 rosas'. Será um daqueles subterfúgios como faz quem quer vender o carro: '80 maçarocas'?

 
At 14/6/06 05:43, Blogger veado_ said...

És daquelas pessoas que não gostam de receber os parabéns? É que queria comentar as capas do post anterior. ;-)

 

Enviar um comentário

<< Home