.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>
_

_ domingo, abril 02, 2006 _


há Smiths e casario bonito na freguesia de Santa Catarina.

( depois de pesquisar, não consegui concluir que Catarina é esta. mas a minha Santa Catarina preferida é a Catarina de Siena, cujos longos períodos de jejum e auto-encarceramento são hoje identificados pelos especialistas como primeiro exemplo documentado de anorexia nervosa. )

João | 01:41 |

5 Comments:

At 2/4/06 11:33, Anonymous Smith said...

Trata-se de Santa Catarina do Monte Sinai ;)

«Santa Catarina nasceu em Alexandria e foi uma das célebres mártires dos primeiros séculos. Segundo a lenda, seu pai era rei de Alexandria. Além de singular beleza, era dotada de grande inteligência e vasta cultura. Fascinado por sua beleza, Maximino Daia procurou divorciar-se de sua esposa a fim de casar-se com ela. Diante da recusa de Catarina, o imperador convocou cinqüenta filósofos com a incumbência de provar-lhe que Jesus, morto numa cruz, não podia ser Deus. Entretanto, a Santa não somente refutou suas posições como a todos converteu ao cristianismo. Maximino mandou, pois, torturá-la sob rodas com pontas de ferro que nada fizeram contra ela. Por causa disso, Santa Catarina é invocada pelos que trabalham com rodas. foi levada daí para fora da cidade. Quando deceparam sua cabeça, do seu pescoço começou a brotar leite aoinvés de sangue. daí ser ela invocada pelas mães que, tendo pouco leite, devem amamentar seus filhos. Os relatos de seu martírio continuam dizendo que os anjos desceram dos céus e levaram seu corpo para o monte Sinai, onde mais tarde teria surgido um mosteiro consagrado à sua memória.»

Quanto à de Siena:

Aos 7 anos de idade Catarina consagrou a sua virgindade a Cristo e aos 15 ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Catarina encarou a sua clausura com seriedade e vivia encerrada no seu próprio quarto, onde, por intermédio da oração e diálogo afirmava que estava sempre com e em Cristo. Os jejuns a que se submetia são considerados por alguns autores como um dos primeiros exemplos de anorexia nervosa. Catarina abandonou a sua cela somente em 1374, quando a peste se alastrou por toda a Europa e ela decidiu cuidar dos enfermos e abandonados, tendo particado grandes actos de caridade.

(in http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Catarina_de_Siena)

 
At 2/4/06 14:22, Blogger João M said...

obrigado! a anorexia nervosa da segunda continua, no entanto, a ser imbatível.

 
At 2/4/06 18:50, Anonymous Smith said...

imbatível seria morar ali ;)

 
At 3/4/06 17:07, Blogger Simone said...

As "amigas da ana" (anorexia) e "amigas da mia" (bulimia) já têm pra quem rezar. "Livrai-me de comer este aspargo hipercalórico", algo assim.

 
At 4/4/06 00:32, Blogger João M said...

e amen.

 

Enviar um comentário

<< Home