.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>
_

_ quarta-feira, março 08, 2006 _


ontem fui ver um documentário que se chama 'O céu gira', mas inexplicavelmente a sessão das 21h30 tinha sido anulada, acabei por ir ver o 'Transamerica', que queria ter visto a semana passada. os filmes para mim têm um hype e o hype do 'Transamerica' estava todo na semana passada.
as minhas previsões de filme assim-assim confirmaram-se. o veículo para A grande interpretação presente, o truque manhoso de confusão de géneros que dá dinâmica à coisa presente, e eu cada vez com menos paciência para filmes que podem ser decompostos em vários factores de interesse, colados entre si para atracção do espectador. mas a Felicity Huffman está muito bem, o filme vale a pena, por ela.

enquanto esperava, comprei um livro da Adília Lopes na livraria do King. 'César a César'. depois deste, a Adília disse que ia deixar as poesias, o que se compreende. já o tinha lido na FNAC há coisa de um ou dois anos, está muito abaixo do melhor que ela já fez, mas como sou fã e estão incluídas montes de notas explicativas da própria autora, comprei. 'César a César' é dedicado à Ofélia, uma gata que lhe morreu. vou transcrever um excerto da dedicatória:

(...)
A Ofélia continua a proteger-me com as suas asinhas de oiro. É um anjo da guarda. Nasceu a 1 de Abril de 1987. Por esta altura eu estudava o Hamlet nas aulas do professor Osório Mateus. Vi todos os Hamlets do ciclo da Cinemateca e da Gulbenkian dedicado às adaptações cinematográficas dessa peça que passou nesse ano. Chamei Ofélia à gata acabada de nascer por ela ser uma gata loira e frágil. De facto a Ofélia era forte, não era frágil, mas por ser muito doce aparentava ser frágil. A Ofélia do Hamlet morre afogada. Ao chamar Ofélia à minha gata, homenageei todos os gatinhos afogados. Tive receio que a Ofélia morresse afogada por causa do nome. Mas Deus, que leu Shakespeare, não quis isso. Elizabeth Bishop traduzida por Ana Luísa Amaral escreveu:
"O Estado Marxista não vai afogar
Nem um só gatinho"
Percebo isso muito bem.



a gata que aparece na fotografia é a falecida Ofélia. pensei no umblogsobrekleist quando li esta dedicatória - Nem um só gato deixado para trás!
João | 01:32 |

1 Comments:

At 9/3/06 22:15, Blogger sr_raposo said...

vi ontem o ceu gira
e silver mount tem algo de m83.
curioso.

 

Enviar um comentário

<< Home