.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>
_

_ sábado, junho 19, 2004 _


Subscrevo a mailing list da Ananana. É muito útil. Tem críticas a discos recentes, ou não tão recentes, e no fim tem uma lista de álbuns com respectivos preços. Não se pode dizer que falte honestidade aquela casa.
Mas, no início, vem sempre um espaço de opinião um pouco irritante. Invariavelmene, a criticar qualquer coisa, acho que invariavelmente a atacar o mainstream. Desta vez, em defesa do Sam the Kid, que "ainda não se livrou de victor espadinha e do seu advogado, no célebre caso de «quando eu era novo havia uma coisa muito bonita, que era a sedução»". Pois é. O Sam the Kid não é nenhuma estrela, nem está podres de rico por causa do "beats vol.1", mas, vá lá, o disco conseguiu alguma exposição. O Vítor Espadinha não presta para nada, mais vale que sirva para alguma coisa, é verdade. Também é verdade que a utilização do sample da voz do Espadinha foi ilegal, não teve autorização do próprio, que, não sei, talvez tivesse alguma coisa a dizer sobre a utilização daquilo que a sua voz diz.
O Espadinha tem toda a legitimidade (e razão, acho eu) em processar o Sam the Kid. Um poucachinho de imparcialidade, não?

Se bem que nisto já dizia a Adriana Calcanhotto, no último disco em que o apelido aparece com apenas um tê (da "Fábrica do Poema" para trás ainda é Adriana Calcanhoto, alguém alguma vez reparou nisso? É um pormenor importante.), que os direitos autorais existem para serem lesados. Ora vejam:

Porque você faz cinema?
Para chatear os imbecis
Para viver à beira do abismo
Para correr o risco de ser desmascarado
pelo grande público
Para que conhecidos e desconhecidos
se deliciem
Para que os justos e os bons ganhem dinheiro,
sobretudo eu mesmo
Porque, de outro jeito a vida não vale a pena
Para ver e mostrar o nunca visto
o bem e o mal, o feio e o bonito
Porque vi "Simão no Deserto"
Para insultar os arrogantes e poderosos quando ficam
como "Cachorros Dentro D'água" no escuro do cinema
Para ser lesado em meus direitos autorais.
João | 09:30 |