.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>
_

_ sexta-feira, novembro 07, 2003 _


Eu e o Filipe não conseguimos estar de acordo nisto de propinas. Acho que a sua análise à manifestação dos estudantes, com o título "Egoístas", está carregada de preconceitos. Vou abordar neste post esses preconceitos.
Já me deram argumentos muito bons para defender esta política de financiamento do ensino superior, Filipe inclusive, mas aqueles que não se conseguem desligar do ódiozinho ao estudante de capa preta e copo de cerveja na mão, curiosamente os mais recorrentes, merecem da minha parte muitas reservas. Só de ânimo leve se pode escrever isto: Mas é um facto que os estudantes cujos pais não podem pagar as propinas não estiveram ontem na manifestação. O horário para o qual o passeio até São Bento foi marcado caiu em cima dos turnos da tarde dos call-centers. Isto não me parece muito diferente de criticar as gay's parades por causa dos rapazes andróginos que as objectivas dos fotógrafos acham tão fotogénicos. Isto não me parece muito diferente de dizer ao Miguel Sousa Tavares que vai ter de pagar mais impostos para caçar em reservas de caça alentejanas apenas porque pode.
Agora sou eu, de ânimo leve, que escrevo isto: a principal razão porque esta medida é tão popular fora da classe estudantil é porque representa um castigo para esse grupo de estudantes que vai fumar charros para as ruas do Bairro Alto ou pagar consumos mínimos nos bares das Docas - vá, agora paguem por isso, seus ignorantes desinteressantes!
Porque é que não cabe no raciocínio do Filipe que alguns desses manifestantes sejam pessoas com sentido de responsabilidade, e se manifestem precisamente para não terem de ingressar no maravilhoso mundo da fast-food ou dos call-centers?
João | 17:20 |