.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>
_

_ segunda-feira, outubro 27, 2003 _


Lillias é uma criança escocesa que tem visões da morte, cujo clã é dizimado por outro clã, sendo adoptada por várias famílias até vir parar a Portugal (séc XVIII). “Lillias Fraser", de Hélia Correia - acabei de ler este livro.
A escrita da Hélia Correia aproxima-se daquilo a que vagamente se chama “prosa poética”, mas não é chata como a daquele rapaz gótico com um piercing na sobrancelha. É sensível mas firme no seu ritmo, não se abandonando a divagações bonitas e inúteis. Gostei muito. Além do rapaz do piercing, relaciono ainda este livro com o Saramago, uma vez que é um romance histórico e partilha uma personagem com um dos seus romances, não sendo todavia moralista como é habitual no nóbel português. Nisto de gavetas, acho que o romance histórico é uma das minhas gavetas preferidas, embora o tempo transforme todos os romances em romances históricos.
Vi uma vez uma entrevista à Helia Correia no Zapping, da RTP2, e pareceu-me um alien. Da entrevista só me lembro que estava sentada numa pedra de um jardim, que tinha um chapéu roxo (horrível!), e que explicou porque é que as pessoas se desabituaram de apanhar chuva (qualquer coisa hippie, mas interessante). Pareceu-me uma mulher muito pura e inteligente, com poucos filtros, ou seja, o tipo de pessoa que um ignorante chama de maluquinha com facilidade. Fixei-lhe o nome e, quando soube que tinha ganho um prémio literário, isso foi como que um reminder para eu comprar o livro na próxima oportunidade.
Também gosto de romances contemporâneos, mas têm de ser urbanos e ter sexo.
João | 16:08 |